quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Missão Kepler anuncia 11 novos sistemas planetários contendo 26 planetas

Órbitas dos Sistemas Planetários de Kepler ': A imagem dá uma visão das posições orbitais dos planetas nos sistemas com múltiplos planetas em trânsito, descobertos pela missão Kepler da NASA. Os planetas com cores vivas já foram confirmados, em cor cinzenta ainda não - Crédito: NASA Ames/Dan Fabrycky, University of California, Santa Cruz

Os cientistas da missão Kepler anunciaram, a semana passada, a descoberta de mais 11 novos sistemas planetários com 26 planetas confirmados. Estas descobertas quase duplicam o número de planetas Kepler verificados e triplicam o número de estrelas conhecido com mais de um planeta que transita ou passa em frente, à sua estrela hospedeira. Acredita-se que estes sistemas irão ajudar os astrónomos a entender melhor como se formam os planetas.
Kepler identifica os candidatos a planetas medindo várias vezes a variação de luminosidade de mais de 150.000 estrelas (método do trânsito) para detectar quando um planeta passa na frente da estrela. Essa passagem lança uma pequena sombra em direção à Terra e que a nave espacial Kepler detecta.
Os sistemas estelares agora descobertos têm dois a cinco planetas, orbitando muito próximos.
Os planetas orbitam perto das estrelas hospedeiras e os seus tamanhos variam entre 1,5 vezes o tamanho da Terra até um planeta maior do que Júpiter. Quinze deles têm tamanho entre a Terra e Neptuno. Os seus períodos orbitais variam entre seis e 143 dias. Todos estão mais perto da sua estrela do que Vénus está do nosso Sol.

Os 26 planetas confirmados a verde, em comparação com outros sistemas estelares e com o Sistema Solar, a azul - Crédito: NASA Ames/Jason Steffen, Fermilab Center for Particle Astrophysics

Kepler-33 é a estrela do sistema com cinco planetas, uma estrela que é mais velha e mais massiva que o Sol. Os tamanhos dos planetas variam entre 1,5 a 5 vezes o da Terra e todos estão mais perto da estrela do que qualquer planeta do Sistema Solar está do Sol, isto é, mais perto que Mercúrio.
“Antes da missão de Kepler, conhecíamos talvez 500 exoplanetas em todo o céu”, disse Doug Hudgins, cientista responsável da missão Kepler, na base da NASA em Washington. “Agora, em apenas dois anos a olhar para um pedaço do céu que não é muito maior do que um punho, o Kepler descobriu mais de 60 planetas e mais de 2300 candidatos a planetas. Isto indica que a nossa galáxia está cheia de planetas de todos os tamanhos e órbitas”, disse o cientista.
Fonte: NASA

Sem comentários: