segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Fluxos rápidos de gás (UFOs) de buracos negros gigantes ajudam a moldar as suas galáxias hospedeiras

Os buracos negros supermassivos em galáxias activas podem produzir jactos de partículas estreitos (laranja) e fluxos mais amplos de gás (cinza-azulado), conhecidos como 'saídas ultra-rápidas' ou UFOs, que são poderosos o suficiente para regular não só a formação de estrelas em galáxias maiores as também o crescimento dos próprios buracos negros. À direita está uma ampliação de um uraco negro e do seu disco de acreção - Crédito ilustração: ESA/AOES Medialab
A maioria das grandes galáxias contém um buraco negro central pesando milhões de vezes a massa do Sol, mas as galáxias que hospedam buracos negros mais massivos possuem no seu núcleo um bojo.
Os buracos negros activos adquirem a sua energia por acreção gradual do gás, a milhões de graus, armazenado num grande disco circundante, que fica dentro de uma coroa de partículas energéticas. Ambos são fortes fontes de raios-X. Perto da borda interna do disco, uma fracção da matéria que orbita o buraco negro, muitas vezes é redireccionada para o exterior na forma de um jacto de partículas.
Embora estes jactos possam lançar matéria a metade da velocidade da luz, simulações de computador mostram que eles depositam a maior parte da sua energia muito para além das regiões de formação estelar da galáxia hospedeira.
Agora uma equipa internacional de astrónomos identificou um novo tipo de saída de gás do buraco-negro de galáxias activas. Para além do jacto de partículas, estes buracos-negros supermassivos apresentam também fluxos mais amplos de gás, conhecidos como "ultra-fast outflows" ou UFOs (saídas ultra-rápidas, versão livre).
A equipa de cientistas estima que a quantidade de matéria necessária para sustentar o fluxo desta saída está perto de uma massa solar por ano - comparável ​​com a taxa de acréscimo destes buracos negros.
"Apesar de mais lentos do que os jactos de partículas, os UFOs possuem velocidades muito maiores do que outros tipos de saídas galácticas, o que os torna muito mais poderosos", de acordo com os cientistas. Estes buracos negros podem influenciar a sua galáxia em geral.
Os UFOs retiram a matéria que deveria cair no buraco negro, por isso eles tornam o seu crescimento mais lento. Ao mesmo tempo, os UFOs podem retirar gás de regiões de formação estelar no bojo da galáxia, retardando ou até mesmo parando a formação de estrelas aí ao varrer para fora as nuvens de gás que representam a matéria-prima para a formação de novas estrelas.
Os astrónomos consideram que um maior conhecimento dos UFOs é importante na compreensão de como se formam, desenvolvem e crescem as galáxias activas.
Mais informações em NASA

Sem comentários: