quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Descobertos novos camaleões anões em Madagáscar

Camaleão anão da espécie 'Brookesia micra', recentemente descoberto em Madagascar - Crédito: 'PLoS ONE'

Um grupo de investigadores alemães descobriu quatro novas espécies de répteis minúsculos, em Madagáscar. São camaleões com apenas alguns milímetros de comprimento (desde a cabeça à cauda). Os autores da investigação, publicada na revista científica de livre acesso 'PLoS ONE,' consideram que os animais encontrados estão entre os répteis mais pequenos do mundo.
Aparentemente, os animais descobertos são muito parecidos, mas a análise genética efectuada determinou que são espécies distintas.
A espécie mais pequena, de nome científico 'Brookesia micra', foi encontrada apenas numa ilhota de nome Nosy Hara, situada ao norte da ilha principal de Madagáscar. Os cientistas sugerem no seu estudo que esta espécie pode representar um caso extremo de nanismo exclusivo da ilha, uma adaptação a um habitat menor.
Outra espécie minúscula, o 'Brookesia tristis' (que significa "triste"), foi encontrada numa parte isolada de uma floresta, próximo a uma cidade. O nome foi escolhido pelos cientistas para alertar para o perigo de extinção das espécies, que são muito frágeis. Com o mesmo fim, outra das espécies foi nomeada 'Brookesia desperata'. A quarta descoberta ficou classificada por 'Brookesia confidens'.
É urgente conservar estas e outras espécies microendémicas em Madagáscar, que estão bastante ameaçadas pela desflorestação.
Fonte: El Mundo.es    /    ÚltimoSegundo

Sem comentários: