quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Maternidade estelar - Nebulosa Gabriela Mistral

Maternidade estelar NGC 3324 - Nebulosa Gabriela Mistral - Crédito: ESO

Nuvem cósmica de nome NGC 3324, uma maternidade estelar situada nos arredores norte da constelação austral de Carina, a cerca de 7500 anos-luz de distância da Terra. A imagem foi obtida com o telescópio MPG/ESO de 2.2 metros instalado no Observatório de La Silla, no Chile.
Um depósito rico em gás e poeira na região da NGC 3324 deu origem a uma formação estelar intensa nessa zona, há vários milhões de anos, formando-se várias estrelas muito grandes e quentes, que se podem observar bem destacadas nesta nova imagem.
Os ventos estelares e a intensa radiação ultravioleta emitida por várias das estrelas jovens e quentes da NGC 3324 escavaram uma cavidade no gás e poeira circundantes, o que se observa claramente como uma parede de material na região central direita da imagem e fazendo com que a nuvem de gás brilhe com cores vivas.
A região NGC 3324 também é conhecida pela Nebulosa Gabriela Mistral, atendendo à semelhança da sua forma com o perfil da poetisa chilena que ganhou o prémio Nobel da literatura, em 1945. As bordas da parede de gás e poeira, à direita, parecem-se bastante com uma cara humana de perfil, com o “alto” no centro correspondendo a um nariz.



Gabriela Mistral, poetisa chilela - Fonte: wikipédia

Fonte: ESO

Sem comentários: