terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Sequenciado o genoma de Ötzi, o "homem do gelo"

Múmia de Ötzi (reconstrução) - Fonte: wikipédia
Uma equipa de cientistas conseguiu sequenciar o genoma completo de Ötzi, o "homem do gelo", um indivíduo de quase 5.300 anos, cujo corpo foi encontrado mumificado nos Alpes italianos, em 1991.
Num estudo publicado na revista 'Nature Communications', os investigadores relatam novas descobertas sobre a fisionomia, origem étnica e predisposição para a doença da múmia gelada mais antiga do mundo.
As investigações genéticas revelaram informações adicionais sobre a aparência física do 'homem do gelo': ele tinha provavelmente olhos e cabelos castanhos. Sofria de intolerância à lactose, o que significava que não podia digerir produtos lácteos e tinha predisposição para doenças cardiovasculares. A equipa também encontrou informação genética da bactéria que causa a doença de Lyme, que é transmitida pela carraça. É a indicação mais antiga desta doença.
Em 2008 já tinha sido sequenciado o DNA mitocondrial de Ötzi ( o que é transmitido por via materna), mas a análise do genoma nuclear revelou ainda mais informação. Comprovou-se que Ötzi era mais parecido com os habitantes de Córcega e Sardenha do que com as populações dos Alpes, onde ele foi descoberto.
A análise do ADN sugere que os antepassados provavelmente emigraram do Oriente Próximo, quando a agricultura estava em crescente difusão, o que pode explicar a sua intolerância à lactose, por se tratar de um período de transição para uma sociedade agrária. A capacidade de digerir leite na fase adulta de forma constante desenvolve-se, mais tarde, com a domesticação de animais.
Ötzi foi descoberto por dois turistas alemães nos Alpes italianos. O apelido Ötzi deriva do nome do vale onde se encontrava. O frio intenso na região tornou possível a conservação de todos os tecidos do corpo, incluindo os órgãos internos, desde há 5.300.
Recriação de Ötzi, "o homem do gelo". Devia medir 1,59 metros, pesava cerca de 50 Kg e tinha 46 anos quando morreu depois de receber uma flecha no ombro esquerdo, que o fez perder sangue até à morte. - Fonte: wikipédia

Estava totalmente vestido, com capa e sapatos de couro impermeável. Tinha ao lado alguns objectos pessoais como um machado de cobre, faca de sílex, um coldre cheio de setas, pontas de silex, um arco e cogumelos para serem usados em caso de doença.
Corpo, roupas e utensílios deste 'homem do gelo' têm sido analisados tentando saber como era, como morreu e como vivia.
Para ver Fotos, em alta definição, do 'homem do gelo'
Fonte: El Mundo.es  /  Publico.pt

Sem comentários: