domingo, 26 de fevereiro de 2012

Meteorologia espacial: cinco erupções solares em dois dias e chegada de CME à Terra

O sol produziu cinco erupções em dois dias. A quarta erupção lançou material quente branco (no interior do círculo) bem alto na coroa solar - Crédito: NASA/SOHO/H. Zell

Entre 23 e 24 de Fevereiro de 2012 o Sol produziu cinco erupções solares em várias direcções, quatro delas num só dia.
Uma das erupções, na forma de um grande filamento magnético sinuoso, na madrugada de 24 de Fevereiro, lançou a primeira de duas ejecções de massa coronal (CME) em direcção à Terra. Segundo os cientistas, esta nuvem de partículas vai atingir o campo magnético terrestre em 26 de Fevereiro, provocando provavelmente tempestades geomagnéticas e auroras.
Dois dias depois, estas partículas vão atingir também o planeta Marte e, se as previsões estiverem corretas, em 27 de Fevereiro a CME pode alcançar o robô Curiosity, que se encontra a bordo da nave espacial Mars Science Lab, a caminho do planeta vermelho para a sua missão científica.


O vídeo do Observatório Solar Dinâmico mostra a erupção do filamento solar em comprimento de onda ultravioleta extremo, que forma uma clivagem visível na atmosfera do Sol, de onde partem ondas de plasma em direcções opostas. Esta separação estende-se desde a localização inicial do filamento, quase 400.000 Km.
Os filamentos são constituídos por material solar mais escuro e mais frio que flutua sobre a superfície do Sol, suspenso por forças magnéticas. Se surgem nos bordos do disco solar designam-se por proeminências.
Mais informações em SpaceWeather.com
Fonte: NASA

Sem comentários: