domingo, 19 de fevereiro de 2012

NASA disponibiliza mapa global da altura das florestas da Terra

Mapa global da altura das florestas da Terra, produzido pelos sensores ICESAT/GLAS, MODIS e TRMM, da NASA. O mapa será uma ajuda para compreender melhor os habitats terrestres da floresta e o seu papel no ciclo do carbono da Terra - : Crédito: NASA/JPL-Caltech

Uma equipa de cientistas liderados pela NASA criou um mapa global de alta resolução da altura das florestas da Terra. Foram utilizados 2,5 milhões de impulsos de laser globalmente distribuídos e medidos a partir do espaço. Os dados foram colhidos, em 2005, pelo satélite ICESat da NASA (Ice, Cloud and land Elevation Satellite). Os investigadores complementaram os dados do satélite com outros tipos de dados para compensar dados não suficientes, efeitos da topografia e cobertura de nuvens.
De um modo geral, verifica-se que as alturas das florestas diminuem em altitudes mais elevadas e são maiores em latitudes mais baixas, diminuindo em altura quanto mais longe estão dos trópicos. A grande excepção encontra-se por volta dos 40º de latitude sul, nas florestas tropicais do sul da Austrália e Nova Zelândia, onde se destaca o eucalipto, uma das plantas com flores mais altas do mundo, podendo ultrapassar os 40 metros.
O mapa vai ajudar os cientistas a entender melhor o papel das florestas nas alterações climáticas e como a sua altura influencia os habitats da vida selvagem que albergam, ao mesmo tempo, ajudando-os a quantificar o carbono armazenado na vegetação da Terra.
Fonte: NASA

Sem comentários: