sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Pequenas aves cantoras fazem longas viagens transcontinentais

Chasco-do-monte (Oenanthe oenanthe) - Fonte: wukipédia

O chasco-do-monte (Oenanthe oenanthe) é uma pequena ave (cerca de 25 g) migratória, insectívora com uma das maiores áreas de distribuição de aves canoras do mundo, desde a tundra congelada da Eurásia até ao leste do Árctico Canadiano e Alasca. Para ver onde passam os invernos frios, cientistas prenderam minúsculos geolocalizadores nas patas de 46 aves, no Alasca e na Ilha de Baffin, no nordeste do Canadá.
Os pesquisadores ficaramm impressionados com o desempenho em voo das pequenas aves, fizéram verdadeiras corridas, seguindo a sua rota migratória até à África, onde passaram o inverno, regressando depois.
Os chascos-do-monte do Alasca percorreram cerca de 14.500 Km até ao Quénia, na África Oriental, voando em média 290 Km por dia. No trajecto, sobrevoaram a Sibéria e o deserto arábico, rumo ao Sudão, ao Uganda e por fim Quénia, demorando perto de três meses, uma verdadeira maratona migratória para uma ave deste tamanho.
As aves do nordeste do Canadá passaram o inverno na Mauritânia, sobrevoaram 3.500 Km sobre o Atlântico Norte, cruzaram a Europa Continental, o Mediterrâneo e o Saara, até chegar ao seu destino, na África Ocidental, numa viagem de aproximadamente 7.500 Km (ver gráfico das rotas migratórias). No estudo publicado na edição desta quarta-feira do jornal Biology Letters, os pesquisadores consideram que os resultados obtidos fornecem a primeira evidência de uma ave migratória cantora capaz de ligar os ecossistemas africanos do Velho Mundo com as regiões árticas do Novo Mundo (Américas). Aves maiores, como o cuco e o albatroz, já são conhecidas pelas suas migrações transcontinentais.
No entanto, "atendendo ao seu tamanho, esta é uma das viagens migratórias mais longas, de ida e volta, de qualquer ave do mundo e levanta o problema de como uma ave deste porte é capaz de realizar viagens tão exigentes fisicamente duas vezes por ano, sobretudo os indivíduos jovens que migram sozinhos".
Fonte: ÚltimoSegundo / Science

Sem comentários: