quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Vulcão submarino de El Hierro visto do espaço

Vulcão submarino de El Hierro, nas Canárias - Crédito: NASA/Earth Observatory/Jesse Allen /Robert Simmon

Quatro meses depois de iniciar, a erupção vulcânica submarina junto à costa sul da ilha de El Hierro continua.
El Hierro, é a mais nova das ilhas Canárias, de Espanha, e situa-se a cerca de 460 Km a oeste da costa de Marrocos e Sahara Ocidental. A última erupção nesta ilha foi em 1793, de acordo com alguns registos históricos. A área tem a maior concentração de jovens chaminés vulcânicas das ilhas Canárias.
A imagem, em cor natural, obtida pelo satélite Earth Observing-1 (EO-1), em 10 de Fevereiro de 2012, mostra o local da erupção, em frente da aldeia piscatória de La Restringa.
A cor verde/azul brilhante das águas indica altas concentrações de material vulcânico, incluindo fragmentos de lava fumegante, pedaços de rocha e gás aquecido. Um pedaço de água acastanhada, imediatamente acima da chaminé, marca o lugar onde a erupção é mais forte. O vídeo mostra a erupção com mais detalhe.
De acordo com El Hierro Digital e o Instituto Oceanográfico Espanhol, a parte superior do cone principal do vulcão está a 120 metros de profundidade. A altura do cone vulcânico é de cerca de 210 metros acima do fundo do oceano, com um volume total superior a 145 milhões de metros cúbicos de material novo.
Fonte: NASA/Eaerth Observatory

Sem comentários: