quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Vulcão Santorini, na Grécia

Vulcão Santorini, no Mar Egeu, Grécia, numa imagem captada pelo satélite Terra, da NASA, em 21 de Novembro de 2000, local de uma das maiores erupções nos últimos 10.000 anos. - Crédito: NASA/GSFC/METI/ERSDAC/JAROS, and U.S./Japan ASTER Science Team

A erupção de Santorini, também conhecida por erupção de Thera, em 1650 aC, foi um dos maiores eventos vulcânicos registados na Terra, no período histórico. A erupção devastou a ilha de Thera (também conhecida como Santorini).
Cerca de 30 quilómetros cúbicos de magma explodiu (pesquisas recentes apontam para 100 Km3), formando uma coluna com cerca de 36 km de altura. A violenta erupção pode ter expelido quatro vezes mais material que o Krakatoa, em 1883. A remoção de um volume tão grande de magma do vulcão causou o seu colapso, produzindo uma enorme cratera ou caldeira de água do mar e um grande tsunami. Caíram cinzas sobre uma grande área do Mediterrâneo oriental.
A cataclísmica erupção Santorini provavelmente causou o fim da civilização minóica, na ilha de Creta e pode ter inspirado a lenda da cidade (ilha ou continente) perdida da Atlântida.
Na imagem, a maior ilha é Thera e a menor é Therasia. As Ilhas Kameni (escuras no centro da imagem) formaram-se depois da caldeira, em erupções mais recentes ocorridas em 1950.
Fonte: NASA/Photojournal

Sem comentários: