quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Supercontinente Amásia deverá formar-se perto do Pólo Norte

(wikipédia)

Num artigo publicado hoje na revista Nature, geólogos da Universidade de Yale estimam que, dentro de 50 a 200 milhões de anos, a Terra terá um novo supercontinente, Amásia, formado pela junção da América, Ásia e Europa no Oceano Árctico, mais ou menos onde fica actualmente o Pólo Norte.
Até agora os geólogos acreditam que o próximo supercontinente se irá formar no mesmo local da Pangeia ou no lado oposto, baseando-se no estudo da geologia das cadeias montanhosas em todo o mundo.
No entanto, Ross N. Mitchell, geólogo da Universidade de Yale, e os colegas, autores do estudo, consideram que a Amásia deverá formar-se no Árctico. Para isso, eles analisaram o magnetismo de rochas antigas para determinar as suas localizações no globo terrestre ao longo do tempo. Além disso, mediram como a camada directamente abaixo da crosta terrestre, o manto, move os continentes que “flutuam” à sua superfície.


Para os cientistas, é fundamental "compreender a disposição das massas dos continentes para compreender a história da Terra”.
Mais informações em Publico.pt    /    Estudo publicado (em Pdf)

Sem comentários: