segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Novo foguetão lançador europeu Vega faz o seu voo inaugural

Em 13 de Fevereiro de 2012, o foguetão lançador Vega decolou no seu vôo inaugural a partir do Centro Espacial Europeu, na Guiana Francesa, colocando em órbita nove satélites com missões científicas variadas - Crédito: ESA - S. Corvaja, 2012

O novo foguetão europeu Vega foi lançado com sucesso hoje, às 10 horas (hora de Lisboa), a partir da base espacial de Kourou, na Guiana Francesa, levando a bordo nove satélites que colocou em órbita.
O foguetão lançador Vega junta-se aos foguetões europeus já existentes, o Ariane 5 e o Soyuz russo, lançados a partir do Centro Espacial Europeu da Guiana Francesa. No ano passado, os primeiros foguetões russos Soyuz, construídos para voar a partir da América do Sul, começaram a ser lançados da base espacial de Kouru, também supervisionados pela Arianespace, a empresa que comercializa as naves da ESA.
O Vega foi desenhado para carregar para o espaço satélites pequenos para a Agência Espacial Europeia (ESA). O Ariane 5 consegue carregar um peso total de 20 toneladas e o foguetão russo Soyuz é capaz de levar um peso intermédio. O foguetão, que tem o nome da segunda estrela mais brilhante do Hemisfério Norte, custou 776 milhões de euros, 60% do financiamento foi coberto pela Itália.
O novo lançador Vega pronto para o lançamento na segunda-feira, 13 Fevereiro de 2012, do seu voo inaugural, VV01, a partir do Centro Espacial Europeu, em Kourou, Guiana Francesa, transportando nove satélites em órbita - Crédito: ESA - S. Corvaja, 2012

Até agora, a ESA estava dependente dos russos para colocar pequenas cargas no espaço, normalmente satélites de observação da Terra.
No lançamento de hoje, Vega transportou vários satélites com missões científicas. O Lares (Laser Relativity Satellite), desenvolvido pela Agência Espacial Italiana, de 400 quilos, vai estudar como a rotação da Terra distorce o espaço ao redor do nosso planeta, um fenómeno derivado da teoria da relatividade de Einstein, conhecido como efeito de Lense-Thirring. Este efeito diz que a Terra, no seu movimento de rotação, arrasta consigo o tempo e o espaço à volta. O Lares foi colocado a 1450 quilómetros de altitude, 55 minutos depois do lançamento de Vega.
O outro grande satélite, Alma Mater Satellite (AlmaSat-1), construído pela Universidade italiana de Bolonha, vai testar como a tecnologia de satélites de pequeno porte pode ser utilizada em futuras observações da Terra e outras missões.
Os restantes aparelhos são pequenos cubos com um quilo, desenvolvidos por Universidades europeias para missões científicas independentes.
Fonte: Publico.pt    /   Space.com

Sem comentários: