segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Sonda Mars Express, da ESA, detecta forte evidência de antigo oceano de Marte

A sonda Mars Express da ESA detectou fortes evidências de um oceano antigo de Marte. O oceano teria coberto as planícies do norte, há biliões de anos atrás - Crédito: ESA, C. Carreau

A sonda Mars Express, da Agência Espacial Europeia (ESA) encontrou evidências de um oceano que terá existido em Marte. O radar MARSIS, a bordo da nave, detectou sedimentos remanescentes de um fundo de oceano, nas planícies do norte do planeta vermelho, dentro dos limites previamente identificados de antigas linhas de costa em Marte.
Analisando os dados recolhidos pelo radar, durante mais de dois anos, os cientistas descobriram que as planícies do norte de Marte estão cobertas por material de baixa densidade, o que os investigadores interptetaram como sendo depósitos de sedimentos, provavelmente ricos em gelo, "o que é uma forte nova indicação de que ali já houve um oceano" há biliões de anos. Estes sedimentos geralmente são formados por materiais granulalares de baixa densidade, resultantes da erosão causada pela água, foram arrastados até essas áreas onde se depositaram.

O radar MARSIS da sonda Mars Express da ESA  tem vindo a recolher dados do subsolo de Marte, desde 2005. Ele consegue penetrar até 60-80 metros de profundidade do subsolo marciano - Crédito: ESA, C. Carreau 

Segundo os cientistas, este oceano terá sido temporário. Num milhão de anos ou menos a água terá congelado e ficado preservada no subsolo de novo ou, então, transformou-se em vapor e passou gradualmente para a atmosfera. Os investigadores não acreditam que este oceano tenha durado um tempo suficientemente longo para que se pudésse formar vida.
De qualquer modo, a descoberta "fornece uma das melhores evidências que um dia já houve grandes quantidades de água líquida em Marte e é mais uma prova do papel da água líquida na história geológica marciana", embora não se saiba ainda de onde veio essa água.
Fonte: ESA

Link relacionado:
Seca de 600 milhões de anos pode ter eliminado vida em Marte

Sem comentários: