quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

T.rex tinha a dentada mais poderosa do mundo animal

Tyrannosaurus rex, podia atingir 12 metros de comprimento e quatro de altura. Predador perigoso, era capaz de caçar grandes animais para alimentar-se e partir os ossos das presas com os dentes - Fonte: wikipédia

Uma simulação de computador mostrou que o 'Tyrannosaurus rex', que viveu há 65 milhões de anos, tinha a dentada mais poderosa do mundo animal, vivo ou já extinto, própria de um grande predador.
O estudo publicado recentemente na revista da Real Sociedade Britânica 'Biology Letters' demonstrou que o Tiranossauro rex podia exercer uma pressão entre 3,5 e 5,7 toneladas por dente quando mordia, sugerindo que ele era capaz de caçar grandes animais para alimentar-se e partir os ossos das presas com os dentes.
A força da dentada deste predador tem dividido os cientistas, com alguns a defender que era tão frágil que o animal se limitava a comer os restos de presas mortas.
Uma equipa de investigadores da Universidade de Liverpool recorreu a simulações de computador, utilizando diferentes modelos possíveis de tecido muscular (dado que os restos fósseis não conservam os músculos) para calcular a força exercida pela mandíbula de um tiranossauro.
Os cientistas verificaram que o animal podia exercer uma força entre 20.000 e 57.000 newtons, até quatro vezes mais que o animal vivo com a mordida mais forte, a águia-americana.
Mesmo nos modelos onde os músculos eram mais fracos, a simulação por computador determinou que a potência da mandíbula do dinossauro era duas vezes maior do que se imaginava até agora, mostrando que o T rex tinha uma dentada extremamente poderosa, fazendo dele um dos predadores mais perigosos que já existiu no nosso planeta.
Fonte: ÚltimoSegundo  /   El Mundo.es   /   ScienceDaily

Sem comentários: