terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Japão cria primeiro robô "sensível", como protagonistas do filme "Avatar"

Robô "sensível" japonês, Telesar V (reprodução)

Cientistas da Universidade Keio, no Japão, desenvolveram o primeiro robô "sensível", capaz de ver, ouvir e sentir o toque.
O robô, baptizado como Telesar V, é capaz de mover-se como um ser humano. É controlado remotamente através de uma espécie de fato sensível, usado pelo operador, e que regista os seus movimentos e os transmite ao robô, que os reproduz. Este controle inclui os movimentos dos membros, cabeça e mãos, permitindo-lhe apreender ou manipular objectos remotamente. (ver vídeo demonstração).
Além disso, o robô também pode comunicar com o operador, mediante o uso de um "capacete de realidade virtual" que lhe permite ver o que registam as câmaras que funcionam como olhos do robô ou ouvir os sons captados pelos microfones dos ouvidos. Através de umas luvas especiais, o controlador também pode "sentir" o toque do robô. Com estas características, Telesar V foi comparado aos protagonistas do filme "Avatar", de James Cameron.
Os cientistas consideram que Telesar V poderá ser útil em ambientes aonde não vai o ser humano, por questões de segurança. Como explicou o seu criador, Susumu Tachi, o robô " será capaz de chegar a lugares demasiado perigosos para os humanos e cumprir tarefas que requerem habilidade humana".
Fonte: El Mundo.es

Sem comentários: