segunda-feira, 22 de abril de 2013

Três anos de imagens da sonda Observatório Solar Dinâmico (SDO)


A sonda Observatório Solar Dinâmico (SDO) da NASA fotografa o Sol, sem interrupção, desde a primavera de 2010. Nestes três anos, ela tem acompanhado o aumento da actividade da nossa estrela em direcção ao máximo solar, o pico da actividade do Sol no seu ciclo regular de 11 anos.
Este vídeo mostra os três anos de actividade solar, a um ritmo de duas imagens por dia. Nelas podemos tentar descobrir eclipses parciais, erupções solares, o cometa Lovejoy, e o trânsito de Vénus.
As imagens apresentadas estão baseadas num comprimento de onda de 171 angstroms, que está na faixa do ultravioleta extremo e mostra material solar com cerca de 600 mil kelvins (cerca de 1.080.000 F).
Neste comprimento de onda é fácil ver a rotação de 25 dias do Sol, bem como a actividade solar tem aumentado ao longo dos três anos.
Mas, as imagens solares também podem estar noutros comprimentos de onda. O instrumento Atmospheric Imaging Assembly (AIA), a bordo do SDO, capta um instantâneo do Sol a cada 12 segundos em 10 comprimentos de onda diferentes.

A imagem é uma composição de 25 imagens separadas, obtidas entre 16 de Abril de 2012 e 15 de Abril de 2013. Usa comprimentos de onda de 171 angstroms e revela as zonas no Sol onde as regiões activas são mais comuns durante esta parte do ciclo solar - Crédito:NASA/SDO/AIA/S. Wiessinger

Os cientistas usam o SDO para conhecer melhor a nossa estrela mais próxima. As suas imagens captam regularmente erupções solares e ejecções de massa coronal (CME), eventos espaciais que podem enviar radiação e material solar em direcção à Terra e interferir com os satélites no espaço.
As observações do SDO ajudam os cientistas na compreensão das causas dessas explosões solares gigantes.
Fonte: NASA

Sem comentários: