sexta-feira, 19 de abril de 2013

Nova imagem infravermelha da Nebulosa Cabeça de Cavalo no 23º aniversário em órbita do Telescópio Espacial Hubble

Nova visão infravermelha da nebulosa Cabeça de Cavalo, no 23 º aniversário do Telescópio Espacial Hubble - Crédito: NASA, ESA, and the Hubble Heritage Team (STScI/AURA)

O Telescópio Espacial Hubble celebra o seu 23º aniversário com uma nova espectacular imagem em infravermelho da Nebulosa Cabeça de Cavalo (Horsehead Nebula).
A nebulosa, sombria em luz óptica, aparece transparente e celestial em comprimentos de onda infravermelhos, aqui representada com tonalidades visíveis. A Nebulosa Cabeça de Cavalo sobressai num fundo de estrelas da Via Láctea e galáxias distantes, que são facilmente observadas em luz infravermelha.
O cume superior da Cabeça de Cavalo, em contraluz, é iluminado por Sigma Orionis, um sistema jovem de cinco estrelas perto da parte superior da imagem do Hubble. O brilho ultravioleta de uma dessas estrelas brilhantes está a evaporar lentamente a nebulosa, um pilar de gás hidrogénio ténue misturado com poeira.
Os astrónomos estimam que a formação Cabeça de Cavalo irá desintegrar-se em cerca de cinco milhões de anos.
A nebulosa é uma pequena parte, a 1300 anos-luz, de um vasto complexo de formação de estrelas da constelação de Orion, conhecido por Nuvem Molecular de Orion. Aqui também existem outros objectos famosos como a Grande Nebulosa de Órion (M42), a Nebulosa da Chama, e Loop de Barnard. Localizado a cerca de 1.500 anos-luz de distância, este complexo é uma das regiões mais próximas e mais facilmente fotografadas e onde se estão a formar estrelas de grande massa.

Crédito: A. Fujii
Um vídeo, neste endereço, faz uma aproximação a parte do céu na constelação de Orion (The Hunter), mostrando as novas observações do Hubble em infravermelho da Nebulosa Cabeça de Cavalo (também conhecida como Barnard 33). Termina com uma visualização 3D da nebulosa.

Mais uma vez o telescópio Hubble está de parabéns pelos seus vinte e três anos de bom funcionamento e resultados extraordinários no conhecimento do Universo. Lançado pela NASA, em 24 de Abril de 1990, a bordo do Vaivém Espacial Discovery (missão STS-31), orbita a Terra acima da atmosfera, o que lhe permite uma melhor visão que os telescópios terrestres. Deve o seu nome ao astrónomo Edwin Hubble que investigou o Universo e a sua expansão.
Como parte do 23 º aniversário do lançamento do Hubble, os astrónomos amadores de todo o mundo foram convidados a enviar as suas fotos da Nebulosa Cabeça de Cavalo para 'Hubble Heritage Cabeça de Cavalo' (http://heritage.stsci.edu/2013/12/supplemental.html) onde podem ser apreciados todos os contributos via Flickr e Tumblr.
Fonte: HubbleSite news

Sem comentários: