quinta-feira, 11 de abril de 2013

Tempo espacial: explosão solar de nível médio

A sonda Observatório Solar Dinâmico, da NASA, captou esta imagem de uma explosão solar de classe M6.5, pelas 03:16 EDT, em 11 de Abril de 2013. Resulta de uma combinação de luz em comprimentos de onda de 131 e 171 angstroms - Crédito: NASA / SDO

Nesta quinta-feira (11 de Abril de 2013), o Sol produziu uma explosão de radiação de nível médio, pelas 03:16 EDT.
Embora seja uma radiação prejudicial, este tipo de erupção solar não afecta a vida na Terra, porque a atmosfera do nosso planeta protege. No entanto, se for suficientemente intensa, as erupções solares podem perturbar a atmosfera, na camada onde viajam o GPS e os sinais de comunicação, o que pode fazer interromper os sinais de rádio em qualquer lugar, durante minutos até horas, enquanto decorre a erupção solar.
A explosão de hoje está classificada de valor médio, M6,5, cerca de dez vezes menos potente que as explosões mais fortes, designadas de erupções de classe X. As erupções de classe M são mais fracas, mas ainda podem causar alguns efeitos meteorológicos espaciais perto da Terra.
Esta erupção causou um apagão de rádio que tem vindo a diminuir. Este apagão foi classificado de nível R2, numa escala de R1 a R5 do centro de previsão do tempo espacial da NOAA.
Em todo o caso, é a explosão mais forte deste ano de 2013, até agora. O ciclo de actividade solar está a aumentar em direcção ao máximo solar, esperado no final deste ano. Nesta fase, é comum haver um aumento das erupções solares, inclusivamente muitas explosões num só dia.
Mais informações em http://spaceweather.com/
Fonte: NASA

Sem comentários: