quarta-feira, 17 de abril de 2013

Munição com chumbo ameaça o já raro condor-da-califórnia

Condor-da-califórnia (Gymnogyps californianus), dos Estados Unidos, está criticamente ameaçado de extinção - Crédito: wikipédia

Conservacionistas dos Estados Unidos denunciam que fragmentos de balas de chumbo nas carcaças continuam a matar um número "desesperador" de uma das aves mais raras do país, o condor-da-califórnia.
Desde dezembro do ano passado, já morreram sete exemplares desta espécie na área do Grand Canyon, numa população de 80, sendo que três das mortes foram devidas à ingestão de chumbo das balas de presas mortas deixadas pelos caçadores.
Os activistas pedem que seja proibido o uso de munições à base de chumbo em áreas públicas do país, como os parques nacionais.
O condor-da-Califórnia é um necrófago, alimentando-se de carcaças de animais atropelados nas estradas ou que morreram por causas naturais, restos mortais deixados por caçadores, podendo comer também presas mortas por eles mesmos.
É uma das maiores aves dos Estados Unidos, actualmente considerada criticamente ameaçada segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza.
Embora o Departamento de Caça e Pesca do Arizona distribua munições sem chumbo para os caçadores, um pequeno número ainda continua a usar com o metal tóxico. Como resultado, todos os anos cerca da metade dos condores selvagens do Grand Canyon necessitam de tratamento para remover o metal do sangue.

Condores juvenis alimentam-se - Crédito: wikipédia

Por isso, é considerado "fundamental remover o chumbo das munições e encontrar alternativas menos tóxicas", para salvar os condores e outros animais selvagens que também se alimentam de carcaças.
Como apoio, um grupo de cientistas, médicos e especialistas em saúde pública emitiu recentemente um comunicado apelando à extinção das munições de chumbo.
Fonte: BBC news

Sem comentários: