sexta-feira, 5 de abril de 2013

Sol vai afectar as missões em Marte durante o mês de Abril


Durante o mês de Abril de 2013, as posições de Marte, Terra e Sol vão causar uma significativa diminuição das comunicações entre a Terra e naves espaciais da NASA que se encontram em Marte.
Durante um período que ocorre aproximadamente a cada 26 meses, Marte passa quase directamente atrás do Sol, a partir da perspectiva da Terra, ficando os três astros praticamente alinhados. É o que se chama conjunção solar de Marte. O vídeo explica este evento espacial e as consequências para as missões científicas em Marte.
Este mês há conjunção solar e as transmissões de rádio entre os dois planetas estão em risco de serem corrompidas pela interferência do Sol, o que poderia prejudicar os orbitadores e os robôs que se encontram em serviço no planeta vermelho. Por isso, as comunicações a partir da Terra serão suspensas durante algumas semanas. As transmissões de Marte para a Terra também serão reduzidas.
Para o robô Curiosity é a primeira conjunção solar. Entre 4 de Abril e 1 de Maio de 2013 ele não vai receber qualquer comunicação a partir de Terra. No entanto, vai continuar 'visível' para os controladores, que precisam saber o seu estado, enviando, diariamente, um sinal sonoro directamente para a Terra, ou através da sonda Odyssey que funciona como relé.
O robô Opportunity, que passa já pela quinta conjunção solar, não receberá qualquer comando entre 9 e 26 de Abril. No entanto, vai continuar em actividade científica através de um conjunto de indicações que lhe são enviadas com antecedência, acontecendo o mesmo com o Curiosity. As transmissões de Terra para os orbitadores, Odyssey e Mars Reconnaissance Orbiter, também serão suspensas entre 9 e 26 de Abril.
Fonte: NASA

Sem comentários: