domingo, 28 de abril de 2013

Saturno está mais brilhante e mais perto da Terra hoje

Aurora boreal de Saturno, vista pela Telescópio Espacial Hubble, em Janeiro de 2004 - Crédito:NASA, ESA, J. Clarke (Boston University), and Z. Levay (STScI)

Nesta noite de domingo (28 de Abril), Saturno brilha mais no céu nocturno. Ele encontra-se o mais próximo da Terra, em seis anos, com o planeta a atingir o seu ponto de oposição, o que acontece quando a Terra fica quase perfeitamente alinhada entre Saturno e o Sol.
Na oposição, Saturno nasce a leste, ao pôr-do-sol, e põe-se a oeste, ao nascer do sol. Assim, o planeta pode ser visto durante toda a noite, bem colocado para visualização. Brilhará assim intensamente durante Abril e Maio de 2013. Poderá ser observado todo o verão, no hemisfério norte.
O gigante planeta dos anéis é considerado o mais belo do Universo conhecido e, com esta sua aproximação à Terra, fica maior e muito mais brilhante, quase com o mesmo brilho de estrelas famosas, como Betelgeuse, a segunda estrela que se vê mais brilhante na constelação de Orion. É um bom momento para apreciar toda a beleza de Saturno e dos seus anéis.
O planeta pode observar-se a olho nu no céu nocturno, a sul, à esquerda da também brilhante estrela azul Spica, na constelação de Virgem, por volta da meia-noite.
No entanto, para quem não tem telescópio, também pode acompanhar a oposição de Saturno, ao vivo online, através do site Slooh Space Camera, que transmite o evento a partir de telescópios nas Ilhas Canárias (Espanha), começando a 1:30 horas (GMT, 29 de Abril).
Um vídeo da NASA sobre Saturno:

Na oposição, Saturno nasce no leste ao pôr do sol e se põe no oeste ao nascer do sol. Assim Saturno é acordado a noite toda, bem colocado para visualização. Oposição também traz Saturn mais próximo da Terra para todos 2013. Como resultado, Saturno está agora brilhando mais brilhante no nosso céu para o ano. Ele estará em um bom lugar para observar, brilhando intensamente, ao longo de abril e maio de 2013.

Sem comentários: