sexta-feira, 12 de abril de 2013

Imagens da nave Mars Reconnaissance Orbiter podem mostrar sonda soviética Mars 3, que pousou em Marte em 1971

As imagens mostram o que pode ser o equipamento da sonda da União Soviética Mars 3, que pousou em Marte, em 2 de Dezembro de 1971. O possível material é visto num par de imagena da câmara de alta resolução HiRISE, a bordo da nave americana Mars Reconnaissance Orbiter - Crédito: NASA / JPL-Caltech / Univ. do Arizona

A nave espacial da NASA, Mars Reconnaissance Orbiter, pode ter captado imagens do equipamento da missão da União Soviética Mars 3, que pousou em Marte em 1971.
O possível material da sonda soviética foi detectado, primeiramente, por cidadãos russos que seguem entusiasmados as notícias sobre Marte e o robô Curiosity, através da internet. Eles encontraram quatro estruturas, em imagens do orbitador, já com cinco anos, e que se parecem com as peças do equipamento da missão soviética Mars 3: o paraquedas, o escudo térmico, um foguetão e o veículo de solo (lander). Uma imagem do Mars Reconnaissance Orbiter, no mês passado, mostra as mesmas estruturas.
Em 1971, a antiga União Soviética lançou as missões Mars 2 e Mars 3 até Marte. Cada uma consistia num orbitador e um veículo de solo. As duas missões orbitais tiveram sucesso, embora a superfície de Marte tenha ficado obscurecida por uma tempestade de poeira que circulou no planeta. O veículo de solo da Mars 2 caiu, e Mars 3 fez um pouso suave bem sucedido no planeta vermelho, mas parou de transmitir apenas 14,5 segundo depois, por razões desconhecidas.
De qualquer modo, em 2 de Dezembro de 1971, Mars 3 tornou-se a primeira nave espacial a sobreviver a um pouso em Marte durante o tempo suficiente para transmitir qualquer coisa.
O local de pouso previsto fica na Cratera Ptolomeu. HiRISE adquiriu uma imagem grande desse local, em Novembro de 2007. A imagem (PSP_006154_1345, no catálogo HiRISE) contém 1,8 biliões de pixels de dados, de modo que seriam necessários cerca de 2.500 écrans de computador para ver a imagem inteira e em resolução máxima. Assim, os candidatos para o equipamento da Mars 3 só foram encontrados em 31 de Dezembro de 2012.
As imagens de reconhecimentodo, tiradas em 10 de Março de 2013, pela mesma câmara de alta resolução HiRISE, encontram-se disponíveis em http://uahirise.org/ESP_031036_1345.
"Juntos, esse conjunto de material e a sua disposição no terreno, mostram uma notável coincidência para o que se espera do pouso da Marte 3, mas não se podem descartar explicações alternativas para as estruturas", disse Alfred McEwen, principal investigador da HiRISE, da Universidade do Arizona, Tucson. "Uma análise mais aprofundada dos dados e imagens futuras, para entender melhor as formas tridimensionais, podem ajudar a confirmar esta interpretação."
Fonte: NASA

Sem comentários: