quarta-feira, 8 de junho de 2011

Alpinistas recolheram 8 toneladas de lixo do Monte Everest

Um grupo de alpinistas, membros da iniciativa "Salve o Everest", realizou a primeira expedição de limpeza do Everest, tendo conseguido retirar 8 toneladas de lixo da montanha mais alta do mundo.

Monte Everest (face norte) - Fonte: wikipédia

Entre os dias 22 de Abril e 28 de Maio, os alpinistas subiram té 8.700 metros ( o Everest tem 8.848 metros de altura) e recolheram lixo variado como cilindros de oxigénio, tendas, latas e todo tipo de baterias, cordas e papéis.
O objectivo desta limpeza é preservar o Monte Everest que esconde o lixo deixado pelos desportistas durante anos. Em 2010, a missão "Eco Everest" recolheu os restos de um helicóptero de uma expedição italiana de 1973.
A maioria dos resíduos encontrados na montanha são anteriores a 1996, quando entrou em vigor a regulamentação que obriga os desportistas a trazerem, de volta, o seu lixo, impondo punições a quem não cumprir.
Desde 1996, o governo nepalês permite o depósito de lixo incinerável na aldeia de Namche Bazaar, próximo da montanha, onde está instalado o Comité de Controle de Poluição de Sagarmatha (nome nepalês para o Everest), encarregado de queimar os resíduos.
A missão "Eco Everest", liderada por Dawa Steven Sherpa, pretende sensibilizar os alpinistas de que o Everest pode ser escalado de uma maneira limpa. Apesar de tudo, muitas expedições continuam a deixar os seus resíduos pelo caminho.
Para Steven Sherpa a montanha é vulnerável e os alpinistas devem garantir que sua visita não cause um impacto negativo.
Fonte: ÚltimoSegundo

Sem comentários: