segunda-feira, 6 de junho de 2011

Fóssil de peixe-boi extinto foi encontrado nas Filipinas

Uma equipa de cientistas italianos descobriu, numa caverna, os ossos de uma espécie extinta de peixe-boi, que viveu há cerca de 20 milhões de anos.

Peixe-boi-marinho, Trichechus manatus. A caça ilegal e as colisões com barcos de velocidade, são ameaças constantes para estes animais - Fonte: wikipédia

Os restos fósseis do animal, diversas costelas e espinhas, foram encontrados, em Fevereiro e Março, num calcário debaixo de água, num rio subterrâneo na ilha Palawan, nas Filipinas.
O fóssil não será removido do local onde se encontra. Os cientistas preferem esperar por uma tecnologia que permita estudá-lo sem ter que o retirar.
O animal tinha cerca de 180 centímetros de comprimento e os seus restos são os primeiros encontrados na região, o que torna importante reconstruir o habitat e a difusão do animal na época em que viveu, no Miocénico, a quarta época da era Cenozoica, há 20 milhões de anos.
Actualmente existem duas espécies de peixes-bois, o dugongo dos Oceanos Pacífico e Índico, e os manatis, da bacia do Atlântico.
Fonte: ÚltimoSegundo

Sem comentários: