O vulcão Nabro, na Eritreia, entrou em erupção em 12 de Junho de 2011. As suas emissões afectaram grande parte do leste da África e Oriente Médio. As cinzas deslocaram moradores e interromperam vôos na região.
O vulcão está localizado numa região isolada na fronteira entre a Eritreia e a Etiópia, e foram publicados poucos relatórios sobre a sua erupção. O monitoramento por satélite está a ser o único modo confiável de acompanhar e conhecer a erupção.
Estas duas imagens detalhadas da nuvem vulcânica e fluxo de lava do Nabro foram obtidas pelo satélite Earth Observing-1 (EO-1), em 24 de Junho de 2011.
Nesta imagem em cor falsa, as áreas vermelhas brilhantes indicam superfície quente. Há cinza vulcânica quente que brilha sobre a chaminé, situada no centro da caldeira. A oeste, há um fluxo de lava activa e quente em vários pontos.
A nuvem azulada e branca bulbosa perto da saída, provavelmente é composta em grande parte por vapor de água que condensou à medida que a nuvem arrefeceu. As nuvens ciano sobre o fluxo de lava evidenciam gás proveniente da lava.
Imagem de cor natural mostra uma ampliação da nuvem vulcânica e do local da erupção. A nuvem de cinzas escuras sobe directamente acima da abertura, e um curto fluxo de lava inactivo (frio) enche parcialmente a cratera ao norte. A nuvem de gás, rica em água e dióxido de enxofre (que contribui com uma tonalidade azul nas bordas da nuvem) obscurece o curso superior do fluxo de lava activo. Cinzas negras cobrem a paisagem sul e oeste da Nabro.
Fonte: Earth Observatory
Sem comentários:
Enviar um comentário