terça-feira, 7 de junho de 2011

Explosão solar espectacular

Ejecção de massa coronal vista pelo SDO em 7 de Junho de 2011 - Crédito: NASA/SDO

Na madrugada de hoje, 7 de Junho de 2011, todos os observatórios espaciais solares da Nasa registaram uma grande explosão solar. Verificou-se uma erupção solar do tipo M-2 (média), uma tempestade de radiação de classe S1 (menor) e uma ejecção espectacular de massa coronal (CME), a partir das manchas solares complexas 1226-1227. A grande nuvem de partículas dispersou-se no espaço e caiu de volta, cobrindo uma área de quase metade da superfície solar.
O Observatório Solar Dinâmico (SDO) gravou as imagens em luz ultravioleta extrema que mostram uma erupção muito grande de gás frio. É algo único, pois em muitos lugares na erupção parece haver material a temperaturas inferiores a 80.000 K.


O vídeo mostra o evento em vários comprimentos de onda. Na primeira parte é visto em 304 Angstrom e na parte final é composto (comprimentos de onda 211, 193 e 171), com um gráfico do satélite GOES-15 no topo, mostrando as correspondentes medidas de raios-X do evento.
Quando visto no Observatório Solar e Heliosférico (SOHO), o evento mostra plasma brilhante e partículas de alta energia saindo do Sol e pode ser observado aqui.
Os Observatórios STEREO também gravaram a expansão da massa coronal, vista de cada lado do Sol. As imagens podem ser vistas aqui.
A massa coronal ejectada não se dirige directamente para a Terra, mas deve afectar o nosso planeta, podendo gerar algumas auroras.
Mais informações em SpaceWeather.com
Fonte: NASA

Sem comentários: