domingo, 5 de junho de 2011

Dia Mundial do Ambiente 2011

2011 foi declarado pelas Nações Unidas como o Ano Internacional das Florestas. O Dia Mundial do Ambiente deste ano com o tema - Florestas: a natureza ao seu serviço - reforça a importância das florestas na nossa qualidade de vida e na saúde dos ecossistemas florestais, assim como a necessidade de conservar e restaurar as florestas do mundo.

O Dia Mundial do Ambiente foi criado pela Assembléia Geral da ONU para marcar a abertura da Conferência de Estocolmo em 1972, e é um dos principais veículos das Nações Unidas para a consciencialização mundial para o ambiente.
As florestas cobrem cerca de um terço da superfície terrestre e exercem funções vitais e serviços em todo o mundo, tornando o nosso planeta vivo. Elas são o pulmão verde de 7 biliões de pessoas.
Na verdade, 1,6 biliões de pessoas dependem das florestas para a sua subsistência. Elas desempenham um papel fundamental na luta contra as alterações climáticas, libertando oxigénio na atmosfera, enquanto armazenam dióxido de carbono.
A florestas alimentam os rios e fornecem água para cerca de 50% das nossas maiores cidades. São elas que criam e mantêm a fertilidade do solo, pois ajudam a regular os efeitos muitas vezes devastadores das tempestades, inundações e incêndios.
As florestas são os ecossistemas com maior diversidade biológica no planeta, e são o lar de mais de metade das espécies terrestres de animais, plantas e insectos. Também fornecem abrigo, emprego, segurança e são relevantes na cultura das populações que dependem delas.
Mas a destruição da floresta, o nosso "capital natural", é cada vez maior. Muitas das pessoas que dependem delas lutam para sobreviver. Muitas espécies estão em vias de extinguir-se, outras já desapareceram. A biodiversidade está a ser destruída e as alterações climáticas continuam a avançar.
Neste Dia do Ambiente saliento, sem qualquer comentário, algumas notícias:
No Dia Mundial do Ambiente, os "truques” para observar as aves

Ministra brasileira do Ambiente: "Não sou eco-histérica, nem biodesagradável"

Representante da ONU critica aprovação de novo Código Florestal

Países pobres podem derrubar florestas caso não recebam ajuda

Homem chegou ao aeroporto de Lisboa com 30 ovos de aves protegidas à cintura

Fonte: Dia Mundial do Ambiente

Sem comentários: