segunda-feira, 6 de junho de 2011

Átomos de antimatéria duraram 16 minutos no CERN

A equipa da experiência ALPHA do acelerador de partículas LHC do Laboratório Europeu de Física de Partículas, conhecido como CERN, na Suiça, anunciou que foram produzidos e confinados átomos de antimatéria durante o tempo recorde de 16 minutos, o suficiente para caracterizar um átomo de anti-hidrogénio (antimatéria).

Simulação de colisão de partículas - Fonte: wikipédia

Nesta experiência, durante 16 minutos, foram aprisionados cerca de 300 átomos de anti-matéria, "um tempo suficientemente longo para começar a estudá-los", de acordo com Jeffrey Hangst, da Universidade de Aarhus, na Dinamarca, porta-voz da equipa ALPHA que publica os resultados na revista Nature Physics deste mês.
O átomo de hidrogénio é um dos sistemas melhor conhecidos da física. É constituído por por um protão, com carga eléctrica positiva, e um electrão, com carga negativa. Um átomo de anti-hidrogénio tem um protão negativo (antiprotão) e um electrão positivo (positrão).
Os cientistas acreditam que, no Big Bang a matéria e a antimatéria foram criadas em quantidades iguais. No entanto, actualmente o Universo é feito apenas de matéria, a antimatéria parece ter desaparecido. Produzir e estudar átomos de antimatéria pode ajudar a entender o que aconteceu há cerca de 14 biliões de anos, no momento da criação do universo.
Fonte: Público.pt

Sem comentários: