domingo, 5 de junho de 2011

Erupção do vulcão Puyehue lançou cinzas sobre localidades do Chile e da Argentina

O vulcão Puyehue, no Sul do Chile, a 870 quilómetros a Sul de Santiago, entrou ontem em erupção, provocando uma explosão que libertou uma nuvem de cinzas até 10 quilómetros de altura e com uma largura de 5 quilómetros, de acordo com informações do Serviço Nacional de Geologia e Minas (Sernageomin) do Chile. A erupção foi acompanhada por tremores de terra.

O vulcão Puyehue lançou uma nuvem de cinzas que está a afectar o Chile e a Argentina (reprodução)

Por segurança, 3500 pessoas tiveram que abandonar as suas casas, mas a nuvem de cinzas chegou à Argentina, afectando a cidade de Bariloche, que teve que encerrar o seu aeroporto. A cidade e zonas rurais próximas ficaram cobertas de cinzas e a população foi aconselhada a não sair de casa. Foi decretado o alerta vermelho.
As cinzas também atingiram algumas cidades da Patagónia argentina, a cerca de 900 quilómetros do complexo vulcânico - Puyehue-Caulle -  a que o Puyehue pertence. Foram cancelados vários vôos para essas regiões.
O vulcão Puyehue tem 2240 metros de altura e situa-se na cordilheira dos Andes. A sua última erupção ocorreu em 1960, quando aconteceu na região um terramoto de 9,5 graus Richter, o mais forte registado em todo o mundo até agora.
Fonte: Público.pt / ÚltimoSegundo

Sem comentários: