quarta-feira, 27 de abril de 2011

Robô de corpo macio imita movimento rápido de algumas lagartas

Cientistas da Universidade de Tufts, em Massachusets, conseguiram construir um robô que imita o rápido movimento de uma lagarta, quando escapa do perigo. O robô, de 10 cm de comprimento, foi baptizado de GoQBot e é feito de silicone macio.
Algumas lagartas têm a capacidade extraordinária de enrolar-se rapidamente e saltar para escapar dos predadores, e este movimento, chamado de "rolamento balístico", é considerado um dos mais rápidos que se conhecem na natureza. Os pesquisadores acreditam que o robô com esta capacidade poderá ser usado em operações de busca e salvamento de humanos em desastres.
A pesquisa vem publicada na revista "Bioinspiration & Biomimetics", e é acompanhada de um vídeo que demonstra o movimento da lagarta e do robô que a imita.


O GoQBot foi projetado para copiar especificamente a morfologia funcional de uma lagarta. A denominação "Q" faz referência à forma adoptada pelas lagartas antes de pular e que permite que se afastem para longe, rolando a mais de meio metro por segundo.
Fonte: ÚltimoSegundo / EurekAlert (inglês)

Sem comentários: