terça-feira, 26 de abril de 2011

As formigas-de-fogo formam jangadas de vida para deslocar-se na água

Quando os seus ninhos subterrâneos são atingidos pelas águas das inundações, as formigas-de-fogo fazem uma jangada com os próprios corpos e escapam, navegando até outro local. Esta táctica de sobrevivência pode envolver colónias inteiras, de mais de cem mil formigas.
Uma investigação realizada no Georgia Institute of Technology, Atlanta, mostrou que, em circunstâncias normais, as formigas bloqueiam as pernas e, às vezes as mandíbulas, para formar um tapete que flutua sobre a água. Entre as formigas e à volta dos seus corpos ficam presas bolsas de ar que as ajuda a respirar quando ficam debaixo da água.

A camada inferior de formigas permanece sobre a água e esta é impedida de penetrar na jangada.

O estudo, publicado na Proceedings of National Academy of Sciences, revela, ainda, que em média as formigas se agarram com uma força equivalente a 400 vezes o peso do seu corpo.
As espécies de formiga Solenopsis invicta, é nativa da floresta tropical brasileira, onde as cheias são um perigo constante. Em estado selvagem, as jangadas de formigas podem sobreviver flutuando ao longo das águas, até desaparecer a inundação ou atingirem terra seca.
No vídeo, uma inundação atinge um colónia de formigas-de-fogo na selva amazónica. As imagens mostram a sua extraordinária adaptação à agua, tentando proteger a rainha, os ovos e a elas próprias.


Fonte: Guardian

Sem comentários: