domingo, 10 de abril de 2011

Missão Kepler capta, pela primeira vez, a "música" das estrelas

O Telescópio Espacial Kepler conseguiu captar, com precisão, as oscilações ou vibrações de uma população de 500 estrelas da Via Láctea semelhantes ao Sol.
Antes do lançamento de Kepler, em 2009, só eram conhecidas em detalhe 25 estrelas de tipo solar na galáxia. Os novos dados do telescópio publicados na revista Science, vão ajudar a conhecer melhor os processos de formação e evolução das estrelas, comprovando ou refutando algumas das teorias existentes na comunidade científica.
Kepler captou as minúsculas alterações no brilho das estrelas, que são a manifestação de oscilações ou vibrações produzidas por ondas sonoras ou ondas acústicas presas no seu interior.

Nesta composición observa-se uma destas estrelas com un planeta orbitando à volta dela. A estrela oscila devido a ondas acústicas ressonantes. As linhas vermelhas representam as oscilacões que percorrem o interior da estrela. Na representação podem ver-se os caminhos percorridos pelas ondas entre a superfície e um ponto do seu interior. Há ondas que chegam até ao núcleo da estrela e outras que ficam retidas mais perto da superfície (reprodução)

A equipa internacional de astrosismólogos que trabalha com Kepler, no estudo liderado pela Universidade de Birmingham (Reino Unido), onde participa o Instituto de Astrofísica das Canárias (IAC), mediu pela primeira vez as oscilações (vibrações ou som) de 500 estrelas semelhantes ao Sol. As estrelas vibram ou oscilam como instrumentos musicais, em função do seu tamanho, estrutura, composição química, estado evolutivo, etc. Isto significa que têm um "som" determinado, isto é, um espectro de vibração que as caracteriza. A Astrossismologia estuda estes sons das estrelas.


A detecção e caracterização dos espectros de oscilação de 500 estrelas, permite determinar as suas massas, raios e propriedades internas, o que pode dar uma imagem muito mais clara do passado e do futuro do nosso Sol e da nossa galáxia.
Agora já é possível seguir uma estrela do tamanho do Sol em diferentes momentos evolutivos, o que equivale a poder observar o Sol ao longo dos seus milhões de anos de vida.
Até agora, a distribuição de estrelas e planetas na Via Láctea deriva de modelos informáticos, que não são muito precisos por falta de dados. Com as novas ferramentas já se notou que a distribuição de raios das estrelas encaixa com os modelos clássicos, mas a distribuição de massas estelares não, e a massa é determinante para a evolução de uma estrela.
 As metáforas musicais ajudam a entender o objecto de estudo da Astrossismologia. O espectro de vibração de um violino é diferente do de um saxofone ou outro instrumento qualquer. Escutando a música distingue-se o instrumento, passando-se o mesmo com os diferentes sons (espectros de vibração) das estrelas que as identificam.
A BBC tem um vídeo sobre a estrutura das estrelas revelada pela "música" que elas emitem. Clicando na imagem pode ouvir-se alguns desses sons estelares (vibrações).

Estrutura das estrelas revelada pela "música" que emitem
A estrutura das estrelas revelada pela "música" que emitem

A Heliossismologia estuda o interior do Sol através do estudo do seu espectro de vibração. Este estudo é feito a partir da Terra, dada a sua proximidade. No entanto, os satélites permitem uma análise muito mais precisa devido à ausência da interferência da atmosfera terrestre.
As novas observações do Telescópio Espacial Kepler permitem alargar os estudos sismológicos a outras estrelas distintas do Sol (Astrossismologia). A missão Kepler, lançada em Março de 2009 com o objectivo de encontrar planetas semelhantes à Terra, está monitorando o brilho de mais de 150.000 estrelas da Via Láctea. Os seus resultados são usados para procurar exoplanetas e também para conhecer com mais rigor as estrelas.
Fonte: Instituto de Astrofísica de Canárias via El Mundo.es

Sem comentários: