terça-feira, 26 de abril de 2011

A maior lição de Chernobyl é a necessidade de dizer a verdade às pessoas, afirmou o líder russo

A Ucrânia assinala hoje o 25º aniversário da explosão do reactor da central nuclear soviética de Chernobyl, considerada o mais grave acidente nuclear do mundo.
Na cerimónia na capital ucraniana de Kyiv estará presente o presidente ucraniano, Viktor Yanukovich e o seu homólogo russo, Dmitry Medvedev.
A maior lição que as autoridades de todo o mundo aprenderam com as tragédias de Chernobyl e Fukushima é que é necessário dizer sempre a verdade, disse o presidente russo Dmitri Medvedev, nesta segunda-feira, 25 de Abril.

Monumento, em Obninsk, aos bombeiros que trabalharam no reactor de Chernobyl, após a explosão - Fonte: wikipédia

Medvedev encontrava-se numa reunião com socorristas que participaram dos arriscados trabalhos de limpeza de Chernobyl. Estes técnicos foram expostos a níveis muito elevados de radiação e reclamavam da falta de informação por parte do governo sobre os reais riscos que corriam.

Reactor nuclear de Chernobyl envolto num sarcófago protector - Fonte: wikipédia

Medvedev condenou a atitude da União Soviética durante a catástrofe de Chernobyl, em 1986, cujas autoridades não queriam admitir a extensão do acidente e que nada informaram durante os três primeiros dias. Só no dia 28 as Agências oficiais anunciaram o acidente, depois do reactor nuclear de Forsmark, na Suécia, ter detectado um nível alto de radiação no continente.
A Tokyio Electrical Power Co. (Tepco), responsável pela central nuclear de Fukushima, no Japão, também foi acusada de não divulgar tudo o que sabia de maneira clara, principalmente nos primeiros dias após o acidente, cujas consequências ainda não foram completamente controladas.
Seis trabalhadores de limpeza de Chernobyl e 22 técnicos do reactor nuclear morreram em poucos meses, devido à exposição radioactiva. A maioria dos trabalhadores que sobreviveu ainda sofre com  os graves problemas de saúde provocados pelo trabalho no local do desastre.
Dmitri Medvedev homenageou 16 dos trabalhadores com medalhas de honra, mas muitos veteranos do grupo lamentam o tratamento indiferente do Estado russo em relação a eles e às famílias dos que não sobreviveram nestes 25 anos.
Fonte: ÚltimoSegundo

Links relacionados:
Acidente de Chernobyl completa 25 anos
Chernobyl também carrega a negligência como legado
Milhares lembram Chernobyl e protestam contra energia nuclear

Sem comentários: