sexta-feira, 1 de abril de 2011

Hubble divulga foto dedicada aos fãs do Facebook

A página Web europeia do Telescópio Espacial Hubble (ESA/Hubble) homenageou os seus 50.000 fãs no Facebook. Como agradecimento dedicou-lhes uma nova imagem da nebulosa planetária NGC 5882, na constelação do Lobo, produzida especialmente para todos os amigos do ESA Hubble no Facebook. A Agência Espacial Europeia divide com a Nasa a responsabilidade pelo famoso observatório orbital.

Nebulosa planetária NGC 5882 - Crédito: ESA / Hubble e NASA

As nebulosas planetárias resultam da morte de estrelas de médio porte (até cerca de oito vezes a massa do Sol). Quando o hidrogénio da estrela se esgota, as suas camadas externas expandem-se e arrefecem, criando um casulo de gás e poeira. Este gás brilha, à medida que é banhado pela forte radiação ultravioleta da estrela central. NGC 5882 é um exemplo muito claro de uma nebulosa planetária, localizada no sul da Via Láctea, na constelação de Lupus (o lobo).
NGC 5882 é uma bonita nebulosa planetária, pequena e bastante brilhante, com duas regiões distintas, não uniformes: uma concha alongada interior de gás e uma camada esférica ténue que a envolve. A imagem é dominada pela estrela moribunda (anã branca) no centro da nebulosa planetária que brilha com uma enorme temperatura de superfície de quase 70 000 graus Celsius. (Em comparação, a temperatura da superfície do Sol é de cerca de 5500 graus Celsius).
Fonte: ESA/Hubble

Sem comentários: