sábado, 9 de abril de 2011

WiSE descobriu o asteróide "Ferradura", o companheiro da Terra

Os astrónomos usaram o telescópio Las Cumbres Observatory's Faulkes, na Inglaterra, para acompanhar o asteróide 2010 SO16 (círculo vermelho) - Crédito da imagem: Las Cumbres Observatory, Faulkes Telescopes

Um asteróide recentemente descoberto pelo telescópio WISE, nomeado 2010 SO16, mostra um comportamento raro. A maioria dos asteróides próximos da Terra - NEAs - têm uma órbita excêntrica,  ou em forma de ovo, órbitas que levam os asteróides a entrar no interior do Sistema Solar. Mas a órbita deste objecto é quase circular de modo que não se aproxima de qualquer outro planeta do Sistema Solar, excepto da Terra, embora não fique muito perto.
O asteróide 2010 SO16 e a Terra seguem órbitas semelhantes à volta do Sol. Mas, vista da Terra, a sua órbita tem a forma de uma ferradura e não ultrapassa o nosso planeta, levando 175 anos para ir de um extremo ao outro da ferradura. Provavelmente já se encontra nesta órbita há muitos milhares de anos, nunca se aproximando da Terra numa distância inferior a 50 vezes a nossa distância à Lua.
Mais informações e animações no endereço http://www.arm.ac.uk/press/2011/aac_horseshoe_orbit.html
Fonte: NASA/WISE

Sem comentários: