quinta-feira, 7 de abril de 2011

Os físicos de Fermilab detectaram um sinal estranho que pode ser algo importante

Físicos do Laboratório Nacional Fermi, o Fermilab, dos EUA, anunciaram nesta quarta-feira a descoberta de um sinal suspeito nos seus dados, que pode representar a existência de uma nova partícula elementar ou, mesmo, de uma nova força da natureza.

Anéis do Tevatron. O Laboratório Nacional Fermi (Fermilab) é um laboratório de física de altas energias, nomeado em homenagem ao físico Enrico Fermi , um pioneiro na física de partículas, está localizado nos arredores de Chicago. Neste laboratório está instalado o poderoso acelerador de partículas Tevatron, o segundo maior do mundo (o primeiro é o Large Hadron Collider ) - Fonte: wikipédia

Caso se confirmem os resultados, será a descoberta mais importante da física no último meio século. Além disso, podem significar uma grande victória para o Tevatron, que já foi um dos mais potentes aceleradores de partículas do mundo, mas que deverá ser desactivado para sempre até Setembro, por falta de verba para o seu funcionamento.
Segundo os cientistas, o sinal misterioso detectado pode ser prova de uma nova e inesperada versão do boson de Higgs, uma partícula elementar hipotética que, de acordo com a teoria dominante conhecida como Modelo Padrão, representa a chave para explicar a origem da massa das outras partículas elementares.
Uma outra explicação refere que pode ser evidência de uma nova força da natureza – a juntar à gravidade, electromagnetismo e às duas forças nucleares, a forte e a fraca, já conhecidas – que se manifestaria apenas em distâncias muito curtas, como as do interior do núcleo atómico.
Enquanto a investigação continua, são necessários mais dados para confirmar que o sinal do Tevatron é mais do que uma anomalia estatística, os físicos debatem o tema, uns mais cautelosos e outros mais entusiasmados, embora se reconheça que, se o sinal representar algo real, é importante.
O acelerador Tevatron do Fermilab tem como rival o Large Hadron Collider, o LHC, uma máquina controlada pelo Centro Europeu de Pesquisas Nucleares (Cern).
Mais informações aqui e aqui  (em inglês)

Sem comentários: