sexta-feira, 1 de abril de 2011

ESA divulga imagens de vulcões em Marte

A Agência Espacial Europeia divulgou algumas imagens de vulcões, há muito tempo inactivos, localizados na região de no hemisfério norte de Marte. Ceraunius Tholus e Uranius Tholus são dois vulcões de forma cónica (Tholus) dessa região.

Ceraunius Tholus e Uranius Tholus são dois vulcões vizinhos na região de Tharsis, em Marte. A imagem foi obtida pela sonda Mars Express, entre 25 de Novembro de 2004 e 22 de Junho de 2006 - Crédito: ESA DLR / FU Berlin / (G. Neukum)

Ceraunius Tholus tem cerca de 130 km de diâmetro e uma altura de 5,5 Km. Na sua cúpula existe uma grande caldeira de 25 km de diâmetro, que é plana e lisa, por isso pode ter contido um lago no início da história de Marte, quando a atmosfera era mais densa.
Os seus flancos são relativamente íngremes e escavados com vales, profundamente cortados em muitos lugares, sugerindo que o material é macio e facilmente erodido, como camadas de cinzas, depositadas durante as erupções do vulcão.
O maior e mais profundo destes vales tem cerca de 3,5 km de largura e 300 m de profundidade. Termina dentro de uma cratera de impacto, de forma alongada, chamada Rahe, de 35 km por 18 km e que resultou de um impacto oblíquo por um meteorito.

  A área sofreu o impacto de meteoros e o material ejectado depositou-se nos flancos dos vulcões mais baixos - Crédito: ESA DLR / FU Berlin / (G. Neukum)

Cerca de 60 Km a norte deste vulcão, e com uma morfologia semelhante, fica o pequeno vulcão Uranius Tholus, com um diâmetro de base de 62 km e uma altura de 4,5 km. A oeste pode ver-se uma cratera de impacto, com cerca de 13 Km de diâmetro. Formou-se depois da terminar a actividade vulcânica, cobrindo os flancos dos vulcões mais baixos com o material ejectado, de modo que só as regiões superiores das estruturas originais são visíveis actualmente.

Uma imagem mais ampla mostra a região em torno Ceraunius Tholus e Tholus Uranius. Juntamente com Uranius Patera, um grande vulcão de 120 km ao nordeste, os vulcões formam o grupo Uranius. Eles estão alinhados com os três grandes vulcões conhecidos colectivamente como os Montes de Tharsis. Um deles, Ascraeus Mons, pode ser visto no canto inferior esquerdo da imagem. Os outros são Pavonis e Arsia. Os dados da Mars Express foram adquiridos na região de Tharsis em aproximadamente 25 ° N / 263 ° E.
Fonte: ESA

Sem comentários: