quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

União Europeia restringe o uso de pesticidas considerados prejudiciais para as abelhas


A Comissão Europeia propôs aos Estados membros limitarem o uso de determinadas tipos de pesticidas, que se acredita serem prejudiciais para as abelhas.
Os neonicotinóides, insecticidas que tiveram origem na molécula de nicotina, são considerados de alto risco para estes polinizadores cruciais, quando os encontram no pólen e néctar de culturas que tenham sido pulverizadas com os pesticidas, como culturas de colza, girassol, milho e outras.
Na proposta apresentada, a Comissão Europeia pede aos estados membros da UE para restringirem o uso dos neonicotinóides a culturas não atractivas para as abelhas e proibirem a venda e o uso de sementes que tenham sido tratadas com produtos que contenham as substâncias activas.
Foram incluídos três pesticídas, clotianidina, imidacloprid e tiametoxam. Os agricultores ficam proibidos de usá-los em girassóis, colza, algodão e milho. As restrições entram em vigor a partir de Julho de 2013 e serão revistas após dois anos. Já existem proibições em vigor na França, Alemanha e Eslovénia, após grande mortandade de abelhas devida a aplicação de produtos à base de neonicotinóides.
Fonte: BBC Ciência e Ambiente

Sem comentários: