sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Nave Voyager 2 visitou Urano há 27 anos

Urano visto pela nave Voyager 2, em 25 de Janeiro de 1986- Crédito: wikipédia

Imagem de Urano, em crescente, registada pela sonda Voyager 2, em 25 de Janeiro de 1986, quando a nave espacial deixou o planeta para trás - a cerca de um milhão de quilómetros - e prosseguiu a sua viagem até Neptuno, o último planeta do Sistema Solar.
A maior aproximação a Urano ocorreu no dia anterior, 24 de Janeiro do mesmo ano, tendo chegado a 81500 Km do topo das nuvens do planeta.
Urano mantém a cor azul-verde pálida vista pelos astrónomos em Terra e registada pela Voyager durante o seu encontro histórico. Esta cor resulta da presença de metano na atmosfera do planeta; o gás absorve os comprimentos de onda de luz vermelha, deixando a tonalidade predominante observada na imagem.
A sonda Voyager 2 foi lançada em 20 de Agosto de 1977, para estudar o Sistema Solar exterior. Aproximou-se dos quatro planetas gigantes, Júpiter em 1979, Saturno e Urano em 1981 e 1986, respectivamente, e Neptuno em 1989.

Conjuntamente com a nave gémea idêntica, Voyager 1, obteve valiosíssimos resultados científicos e as melhores fotografias daqueles planetas e dos seus satélites obtidas até então. Continua a ser a única nave espacial que visitou os dois planetas gasosos gigantes mais afastados, Urano e Neptuno.
As duas veteranas naves Voyager continuam em comunicação com a Terra, já em missão estendida, com o objectivo de localizar e estudar os limites do Sistema Solar, incluindo o cinturão de Kuiper, a heliosfera e o espaço interestelar.
Actualmente, viajam na parte final do Sistema Solar, sofrendo já a acção do gás interestelar. Voyager 2, um pouco mais atrasada, encontra-se a cerca de 15 biliões de Km de casa e Voyager 1, mais à frente, a mais de 18 biliões de Km da Terra.
Mais informações na página Web da missão Voyager

Sem comentários: