segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Quilograma ficou mais "gordinho" e vai a banhos de Sol para perder peso

Imagem gerada por computador do Quilograma Protótipo Internacional (QPI) - Crédito: wikipédia (Greg AL) 

O quilograma, que é uma referência internacional para todos os pesos, está a ficar mais "gordinho" por acumulação de contaminantes e, por isso, o seu peso tem aumentado ao longo dos anos. A solução encontrada pelos especialistas foi limpar os quilogramas com ultravioletas e ozono, para perderem peso.
A alteração dos quilogramas constitui um problema sério de medida para a comunidade internacional. O quilograma original, chamado Quilograma Protótipo Internacional (QPI) (International Prototype Kilogram, (IPK)), que data de 1875, está guardado em Paris no Gabinete Internacional de Pesos e Medidas. Em 1884, foram feitas 40 réplicas oficiais deste peso - em platína e irídio - e distribuídas pelo mundo. A partir destas cópias, foram ainda construídos mais quilogramas, um por cada país.
De acordo com um artigo publicado na revista científicaMetrologia, as 40 cópias têm acumulado contaminantes na sua superfície, mesmo protegidas, o que faz aumentar o peso em dezenas de microgramas. No entanto, como explica um dos autores do artigo, Peter Cumpson, da Universidade de Newcastle, no Reino Unido, "o problema é que há diferenças mínimas entre cópias. O QPI e as suas 40 réplicas estão a aumentar a ritmos diferentes. E a divergir do original.”
Para tentar retirar o excesso de peso, a equipa de cientistas está a dar "banhos de Sol" às superfícies metálicas dos quilogramas, expondo-as a uma mistura de raios ultravioletas e ozono para remover os contaminantes e os protótipos dos quilogramas potencialmente regressem aos seus pesos ideais.
Mais informações em Publico.pt

Sem comentários: