Imagem de uma rocha marciana iluminada por luz branca de LEDs (díodos emissores de luz), com uma área de 3,4 por 2,5 centímetros. É uma das imagens nocturnas adquiridas pela câmara MAHLI, situada no final do braço robótico do Mars rover Curiosity, da NASA - Crédito: NASA / JPL-Caltech / MSSS
O robô Curiosity usou a sua câmara Mars Hand Lens Imager (MAHLI), pela primeira vez, para tirar fotografias nocturnas, iluminando com luzes branca e ultravioleta produzidas por LEDs da própria câmara, situada no extremo do braço robótico.
Um dos alvos fotografados foi uma rocha, baptizada por "Sayunei", numa área onde a roda da frente-esquerda do Curiosity tinha raspado, para obter material livre de poeira para examinar. As observações sob luz ultravioleta são feitas para detectar minerais fluorescentes (a mesma rocha em ultravioleta).
A rocha está localizada em "Bay Yellowknife", no interior da cratera marciana Gale, perto do local onde está programado começar a usar o Curiosity para perfurar rochas, na próxima semana.
As imagens da rocha "Sayunei" foram captadas, após anoitecer, em 22 de Janeiro (PST) ou (23 de Janeiro UTC).
Fonte: NASA
Sem comentários:
Enviar um comentário