quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Imagens da nave Dawn revelam material negro em crateras do asteróide Vesta

Composição a cores da missão Dawn, onde se pode ver a cratera Cornelia com faixas de materiais escuros, no asteróide gigante Vesta. Os dados foram obtidos a cerca de 680 Km acima da superfície - Crédito: NASA / JPL-Caltech / UCLA / MPS / DLR / IDA

Um novo estudo das imagens captadas durante a missão Dawn, da NASA, examina o material negro como o carvão que salpica a superfície do gigante asteróide Vesta. Os cientistas estão a usar as imagens tiradas pela nave Dawn para compreender o impacto do ambiente primitivo na evolução do asteróide.
Os cientistas da missão descrevem este material rico em carbono, e que aparece principalmente em torno das bordas de duas bacias de impacto gigantes, no hemisfério sul de Vesta. A sua análise sugere que o material escuro foi emitido, provavelmente, pelo objecto espacial que criou a mais velha das duas bacias, conhecida como Veneneia, há cerca de 2 a 3 biliões de anos. Alguns desses materiais foram depois cobertos pelo impacto que criou a bacia mais nova, de nome Rheasilvia.

Este mapa mostra a distribuição dos materiais escuros no hemisfério sul do asteróide gigante Vesta. Os círculos, diamantes e estrelas indicam onde o material escuro aparece em crateras, pontos e locais altos. A linha tracejada mostra o aro da bacia Veneneia e a linha preta a borda da bacia Rheasilvia, mais jovem. O vermelho e branco indicam topografia elevada; azul e violeta indicam topografia baixa - Crédito: NASA/JPL-Caltech/UCLA/MPS/DLR/IDA

O estudo está publicado na edição de Novembro-Dezembro de revista Icarus.
Mais informações neste endereço.
A nave espacial Dawn orbitou Vesta durante mais de um ano, tendo partido em Setembro de 2012. Actualmente Dawn dirige-se para o planeta anão Ceres, onde deve chegar no início de 2015.
Fonte: NASA

Sem comentários: