terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Elefantes pigmeus raros "envenenados" no Bornéu

Pensa-se que existem menos de 1500 elefantes pigmeus do Bornéu em estado selvagem - Crédito imagem: wikipédia

Dez elefantes pigmeus foram encontrados mortos numa reserva da ilha de Bornéu, na Malásia, e as autoridades suspeitam que foram envenenados. Os animais ainda tinham as presas, indicando que não foram mortos por caçadores furtivos.
Os elefantes, que tinham sofrido hemorragia interna e sem ferimentos de balas, foram encontrados próximos uns dos outros, no espaço de três semanas.
Sen Nathan, veterinário-chefe da Reserva Florestal Gunung Rara, no Estado de Sabah (ilha de Bornéu), afirmou que os elefantes mortos tinha idades que variavam entre quatro e 20 anos e que seriam todos de um mesmo grupo familiar.
"Foi muito triste ver todos aqueles elefantes mortos, especialmente uma das fêmeas que tinha um filhote muito pequeno, de cerca de três meses de idade. O filhote tentava acordar a mãe morta", afirmou Nathan.
Os danos causados no sistema digestivo dos animais fez pensar numa intoxicação aguda grave. Estão a ser feitos testes que poderão confirmar se houve um envenenamento deliberado.
Segundo a WWF, estima-se que existam menos de 1.500 elefantes pigmeus do Bornéu. Constituem a subespécie (Elephas maximus borneensis) de elefantes mais pequenos, com "expressão" infantil, ameaçada pela exploração madeireira, caça e maior contacto com os seres humanos.
Fonte: BBC news

Sem comentários: