sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

NASA descarta impacto do asteróide Apophis com a Terra em 2036

Asteróide Apophis foi descoberto em 19 de Junho de 2004. De acordo com os cálculos efectuados por cientistas, ele não vai impactar a Terra em 2029, embora passe muito perto, nem em 2036 - Crédito: UH / IA 

Após a passagem - bastante distante - do asteróide Apophis pela Terra, os cientistas da NASA colocaram de lado a possibilidade do asteróide Apophis chocar com a Terra, durante um voo rasante em 2036. Os cientistas utilizaram informação actualizada obtida através de telescópios em 2011 e 2012, bem como os novos dados conseguidos com a aproximação do asteróide a cerca de 14,5 milhões de Km do nosso planeta, em 9 de Janeiro de 2013.
Descoberto em 2004, o asteróide, que é do tamanho aproximado de 3,5 campos de futebol, chamou logo a atenção de cientistas e meios de comunicação, porque os cálculos iniciais da órbita indicavam uma possibilidade 2,7 por cento de um impacto com a Terra, durante um sobrevoo em 2029. Cálculos posteriores eliminaram essa hipótese, restando ainda uma possibilidade remota de impacto em 2036.
No entanto, os novos dados proporcionados recentemente por observação óptica e radar permitem descartar a hipótese de um impacto do Apophis com a Terra em 2036, segundo os cientistas da NASA.
Para Don Yeomans, director do programa Near-Earth Object Program (NEO), da NASA, "a probabilidade de impacto, tal como estão agora, é inferior a um num milhão, o que nos deixa confortáveis para dizer que podemos efectivamente descartar um impacto com a Terra em 2036. O nosso interesse no asteróide Apophis vai ser essencialmente científico."
Apesar dos cálculos afastarem o perigo de impacto, a 13 de Abril de 2029, o asteróide Apophis fará uma aproximação à Terra digna do livro de recordes, para um asteróide do seu tamanho, que está perto dos 350 metros, segundo os mais recentes dados da ESA. O asteróide fará um sobrevoo não inferior a 31300 Km acima da superfície da Terra, passando dentro da órbita dos satélites geoestacionários (36000 Km).
No entanto, não vai ser necessário esperar tanto para um voo tão rasante de um asteróide. "Mas muito mais cedo, em meados do próximo mês vai ocorrer uma maior aproximação de um asteróide menos conhecido, quando um asteróide de 40 metros de tamanho, 2012 DA14, voa de forma segura a cerca de 27680 Km (17.200 milhas) acima da superfície terrestre", disse Yeomans.
Um asteróide que se aproxima perto da Terra é designado por Near Earth Object ou (NEO) (objecto próximo da Terra). Os astrónomos rastreiam esses objectos cuidadosamente para avisar se estão em rota de colisão com a Terra.
Os cometas também representam uma ameaça de impacto, mas na região do Sistema Solar onde está situado o nosso planeta os asteróides superam os cometas em 100-1.
Mais informações sobre asteróides e objectos próximos da Terra, em Asteroid Watch
Fonte: NASA

Sem comentários: