quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Tempo espacial: buraco coronal (sul) do Sol

O vento solar que flui deste buraco coronal sul pode chegar à Terra em 26-27 de Janeiro de 2013 - Crédito: SDO / AIA.

Nas primeiras horas desta quarta-feira (23 de Janeiro de 2013), o Observatório Solar Dinânico (SDO), da NASA, observou um buraco na atmosfera do Sol - um "buraco coronal" - no hemisfério sul do Sol, e que está a lançar uma corrente de vento solar para o espaço.
Os buracos coronais são áreas na atmosfera solar onde o campo magnético do Sol se abre, permitindo que o vento solar escape. As temperaturas dos buracos são frias, em comparação com as regiões activas das proximidades. A temperatura mais baixa é uma das razões para a aparência mais escura.
Um fluxo de vento solar, que flui a partir deste particular buraco coronal, deve atingir a órbita da Terra, em 26-27 de Janeiro, embora não se saiba se realmente vai atingir o nosso planeta. Atendendo a que o buraco negro se localiza a uma latitude elevada (sul), o vento solar que emite pode falhar a Terra, passando ao alto sobre o pólo sul terrestre. No entanto, há possibilidade de se formarem bonitas e coloridas auroras. Fonte: SpaceWeathercom

Sem comentários: