terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Anéis coloridos da galáxia Andrómeda

Nova visão da galáxia de Andrómeda, obtida pelo Observatório Espacial Herschel, em luz inframelha distante . Crédito: ESA / Herschel / PACS & SPIRE Consortium, O. Krause, HSC, H. Linz

Coloridos anéis de poeira, semelhantes a redemoinhos, sobressaem nesta deslumbrante nova imagem da galáxia Andrómeda, captada pelo Observatório espacial Herschel.
Situada a 2,5 milhões de anos-luz de distância, é a maior galáxia próxima da Via Láctea. Os cientistas estimam que Andrómeda possa ter um trilião de estrelas, enquanto que a Via Láctea contém centenas de biliões. A sua proximidade faz dela um laboratório ideal para estudar a formação de estrelas e a evolução de galáxias.
Sendo sensível à luz infravermelha distante da galáxia, o observatório espacial revela os seus anéis de nuvens de poeira fria. Muita dessa poeira é a mais fria da galáxia - apenas algumas dezenas de graus acima do zero absoluto. As nuvens muito frias são mais brilhantes e aparecem com cor avermelhada, enquanto as mais quentes têm uma aparência azulada.
A imagem de Herschel também revela poeira entre os anéis concêntricos, assim como aglomeração de grãos de poeira, ou o crescimento de mantos de gelo sobre os grãos, na periferia da galáxia.
Outra espectacular visão dos anéis coloridos de Andrómeda, realçando as áreas de formação estelar, pode ser vista neste endereço.
Fonte: NASA

Sem comentários: