sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Cientistas identificam meteorito rico em água e com origem na crosta de Marte

Meteorito marciano rico em água (NWA) 7034 ou "Beleza Negra", constituído por material de origem vulcânica da crosta do planeta vermelho e pesando cerca de 320 gr. Foi encontrado no deserto do Saara, em 2011 - Crédito: NASA

Cientistas analisaram um pequeno meteorito que pode ser o primeiro descoberto com origem na crosta de Marte - a capa geológica mais superficial - e que contém 10 vezes mais água que outros meteoritos marcianos com origens desconhecidas.
O meteorito, designado por NWA 7034 e apelidado de "Beleza Negra" (Black Beauty), é um pedaço de material vulcânico com cerca de 320 gramas de peso e foi encontrado no deserto do Saara, em 2011. De acordo com os cientistas que o estudaram, o meteorito formou-se há 2,1 biliões de anos, durante o início do período geológico mais recente de Marte, conhecido por Amazonian.
"A idade de NWA 7034 é importante porque é significativamente mais velho do que a maioria de outros meteoritos marcianos", disse Mitch Schulte, cientista do programa para o Mars Exploration Program, na sede da NASA em Washington. "Nós agora vemos um pedaço da história de Marte num momento crítico da sua evolução."
Segundo o comunicado da NASA, o meteorito é uma excelente combinação de rochas e afloramentos superficiais que a agência tem estudado à distância, através dos robôs enviados a Marte e satélites em órbita do planeta vermelho.
A composição de NWA 7034 é diferente de qualquer outro meteorito marciano já analisado. É constituído por fragmentos cimentadas de basalto, rocha que se forma por arrefecimento rápido da lava. Os fragmentos são principalmente de feldspato e piroxénio, provavelmente resultantes de actividade vulcânica. A composição química deste meteorito raro coincide com a da crosta marciana, tal como mediram os robôs da Mars Exploration Rovers, da NASA, na superfície do planeta, e o satélite Mars Odyssey a partir da órbita de Marte.
Para os cientistas, este meteorito único indica como era o vulcanismo em Marte há 2 biliões de anos. Além disso, ele permite ter uma visão da antiga superfície e das condições ambientais no planeta vermelho, o que não acontece com os outros meteoritos marcianos. Assim, eles explicam que a grande quantidade de água contida no NWA 7034 pode ter tido origem a partir da interacção das rochas com a água presente na crosta de Marte, nessa altura.
A pesquisa foi publicada na edição de quinta-feira (3 de Janeiro de 2012) da revista Science Express.
Fonte: NASA

Sem comentários: