quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Astrónomos descobrem possível cinturão de asteróides em torno da estrela Vega

Os telescópios espaciais Spitzer e Herschel detectaram evidências de um cinturão de asteróides à volta de Vega, a estrela mais brilhante da constelação de Lira, localizada a 25 anos-luz do nosso Sistema Solar - Crédito: NASA/JPL-Caltech

Com base em dados dos telescópios espaciais Spitzer, da NASA, e Herschel, da ESA, os astrónomos descobriram o que parece ser um grande cinturão (cintura) de asteróides em torno da estrela Vega, a segunda estrela mais brilhante no céu nocturno do hemisfério norte.  A descoberta deste anel de detritos circundando Vega torna esta estrela semelhante à estrela Fomalhaut.
Os dados são consistentes para as duas estrelas, ambas com cinturões internos quentes e cinturões frios externos, separados por um espaço. Esta estrutura é semelhante ao que se passa no nosso próprio Sistema Solar, com o cinturão interno de asteróides e o cinturão externo de Kuiper.
De acordo com os cientistas, os resultados sugerem que os cinturões quente e frio à volta de Vega são mantidos devido à existência de múltiplos planetas orbitando a estrela. No Sistema Solar, o cinturão de asteróides, situado entre Marte e Júpiter, é mantido pela gravidade dos planetas terrestres e dos planetas gigantes, e o cinturão exterior de Kuiper é esculpido pelos planetas gigantes.

Neste diagrama, o sistema de Vega é comparado ao nosso Sistema Solar, com o seu cinturão de asteróides e cinturão de Kuiper. O tamanho relativo do Sistema Solar (em comparação com Vega) é ilustrado pelo pequeno desenho no meio. A comparação mostra que ambos os sistemas têm cinturas internas e externas, com proporções semelhantes. Os astrónomos pensam que o espaço entre as cinturas de detritos interior e exterior em Vega pode ser preenchido com planetas, como acontece no Sistema Solar - Crédito:NASA/JPL-Caltech

"Os nossos resultados reflectem os resultados recentes mostrando que os sistemas de planeta múltiplos são comuns, para além do nosso Sistema Solar", disse Kate Su, astrónomo do Observatório Steward, da Universidade do Arizona, em Tucson, e autor principal de um artigo sobre os resultados aceitos para publicação no Astrophysical Journal.
Fonte: NASA

Sem comentários: