quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Orcas presas no gelo no Canadá já se libertaram


Um grupo de 11/12 orcas ficou preso debaixo do gelo que se formou na superfície do mar, na Baía de Hudson, no Canadá. Entre elas havia crias, poderia ser um grupo familiar. Os animais ficaram bloqueados desde segunda-feira (7 de Janeiro).
Segundo os moradores de uma comunidade próxima, Inuit de Inukjuak, no Quebec, as orcas faziam turnos para respirar através de uma pequena abertura para a superfície, que parecia cada vez mais pequena. As orcas corriam o risco de morrerem sufocadas ou por exaustão. Elas não costumam aparecer na baía durante o mês de Janeiro. No entanto, este ano o gelo formou-se mais tarde, o que deve ter surpreendido os animais.
Na impossibilidade de as poderem salvar, pois estavam a 25 Km de um local de mar não congelado, os habitantes locais solicitaram ao governo canadiano um navio quebra-gelo para abrir uma passagem através do gelo.
Entretanto, começaram a circular notícias na Internet que as orcas conseguiram libertar-se sozinhas, esta noite, possivelmente aproveitando alterações das condições de tempo na região.

Sem comentários: