sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

NGC 411 - aglomerado aberto de estrelas da Pequena Nuvem de Magalhães

Aglomerado aberto de estrelas, NGC 411, localizado na Pequena Nuvem de Magalhães, observado pelo Telescópio Espacial Hubble - Crédito: ESA/Hubble/NASA

Uma maravilhosa colecção de jóias cósmicas do Telescópio Espacial Hubble, NGC 411 é um aglomerado aberto de estrelas, localizado na Pequena Nuvem de Magalhães, uma pequena galáxia irmã perto da Via Láctea.
Neste tipo de aglomerado, as estrelas tendem a afastar-se ao longo do tempo, à medida que envelhecem, ao contrário dos aglomerados globulares da nossa galáxia - cerca de 150 - onde as estrelas bastante velhas estão fortemente unidas pela gravidade, formando um corpo quase esférico e conseguindo sobreviver mais de 10 biliões de anos da história da galáxia.
O aglomerado aberto NGC 411 é jovem, com pouco mais que um décimo da idade dos aglomerados globulares. As suas estrelas, embora não sejam todas do mesmo tamanho, são todas aproximadamente da mesma idade, tendo-se formado de uma só vez, a partir de uma nuvem de gás.
A imagem do Hubble mostra uma grande variedade de cores e brilhos das estrelas do aglomerado. Com isto os astrónomos conseguem diversas informações sobre as estrelas, incluindo a sua massa, temperatura e fase evolutiva. Estrelas azuis, por exemplo, têm temperaturas de superfície mais altas do que as vermelhas.
Fonte: NASA

Sem comentários: